quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Questão: Conhecimento e suas características atuais: Representação com MultiMÍDIAS

Conforme levantado neste tópico, na comunidade C5, no Peabirus, a maneira com a qual as pessoas se comunica vem sendo modificada drasticamente nos últimos tempos. Da mídia oral, utilizada desde os tempos pré-históricos, criou-se outras novas mídias, como a mídia escrita, a mídia audiovisual, a mídia digital, de forma que o conhecimento possa ser transmitido através de múltiplas mídias. De fato, numa era onde o conhecimento está espalhado pelo mundo, e não somento concentrado em bibliotecas ou enciclopédias, onde as vidas vem sendo consumidas pelo AGORA e os momentos de reflexão tornam-se cada vez mais raros e rápidos, a representação com multMÍDIAS representa algo interessante e valioso.

Porém, o que se perceba, é uma tendência de um uso cada vez menor da imaginação. Isso mesmo! A experiência e as inferências do leitor ou ouvinte, de onde vem a maior parte da intrepretação do conhecimento, dá lugar à atenção voltada para os aspectos superficias da mídia em questão, como o som, a beleza das imagens, a possibilidade de informação em tempo real, etc.

Nesse contexto, fica uma questão importante: a existência de múltiplas fontes de mídia, apesar de ser um grande arma na disseminição do conhecimento, facilita, incentiva e contribui com a construção do conhecimento? Na verdade, indo um pouco mais além, será que a era multiMÍDIAS não vai contra o processo de construção do conhecimento, focando apenas na disseminação de algo nem sempre novo?

2 comentários:

Guilherme Viana C. Amorim disse...

A existência de múltiplas formas de mídia, se usada de forma apropriada, pode contribuir para a construção de conhecimento.

O que se vê, tipicamente, é a obtenção de conhecimento, na qual uma pessoa procura algo sobre um determinado assunto, lê algumas informações e fica sabendo algo a respeito.

Entretanto, se a pessoa utilizar a diversidade de mídias como várias fontes de pesquisa, poderá obter maior quantidade de informações, contrastar opiniões diferentes e então, construir o seu próprio conhecimento sobre o assunto.

Marcus Semblano disse...

Concordo com o Guilherme. A variedade de fontes contribui para um melhor aprendizado. Se estiver procurando um assunto, e a maneira apresentada (um documento por exemplo) não foi suficiente para sanar minhas dúvidas, vou atrás de um outro tipo de visualização. Por exemplo, estudando física pode ser muito mais fácil entender através de uma animação em flash do que em uma apresentação.

Só devemos ter cuidado com aqueles que ficam procurando por trechos de trabalho, juntam tudo em um novo documento e chamam isso de "novo". Neste caso não houve produção de conhecimento (e creio que nem assimilação por parte do "agregador").