quinta-feira, 25 de setembro de 2008

GRUPO - Resumo e Conclusões do Grupo - Conhecimento

É fato concebido que, nos dias atuais, há cada vez mais maneiras distintas e eficientes de se disseminar o conhecimento. Se na pré-história, havia apenas a mídia oral, limitando e impossibilitando o conhecimento de chegar a certos lugares e certas pessoas, hoje, o que se vê é algo completamente diferente. São inúmero tipos de mídia, desde a mídia escrita, quase tão antiga quanto a mídia oral, até a mídia digital, que permite que o conhecimento chegue a todos os locais, praticamente em tempo real. Hoje, tanto quem tem interesse quanto quem não tem, acaba tendo acesso e sendo tocado pela informação.

Contudo, a forma, muitas vezes equivocada, como as novas mídias vem sendo utilizada, pode causar impactos negativos no processo de construção do conhecimento. Com as novas mídias, obtenção do conhecimento, assim como a construção, se resume, na busca por alguma informação sobre o assunto, na internet, por exemplo, tomar partido de algo a respeito, muitas vezes sem saber da veracidade do fato, e se contentar com apenas isso.

Na verdade, as multiMÍDIAS deveriam ser usadas como fontes de pesquisa e conhecimento, de modo que possam aguçar o seu senso crítico ao se deparar com um número mais abrangente de pontos de vista sobre os assuntos, instigando a produção de mais conteúdo e mais conhecimento.


Outra questão levantada foi sobre o ensino no colégio formando alunos que utilizam o conhecimento como um reservatório e não como um fluxo. É importante
fazer com que os alunos, desde o ensino fundamental, pratiquem exercícios de lógica, teste da capacidade cognitiva, raciocínio lógico, de forma que
exercitem a capacidade de pensar, fazer ligações e resolver problemas.

Essa prática deve ser estimulada desde o início, assim, o aluno, com o tempo,
irá perder a preguiça de pensar, ou pelo menos diminuir a mesma, proporcionando um melhor aprendizado no ensino médio. Deve-se evitar dar a resposta de mão beijada para os alunos, os professores devem forçar que eles tentem ao máximo resolver os problemas. A atual geração de adolescentes está sofrendo sim desse problema, acostumados cada vez mais com a informação fácil através da Internet e com as regalias da modernidade, às vezes também pelo falta de incentivo dos pais ao estudo, é importante as escolas reverterem esse processo, pois essas exercem um papel
primordial na educação dos adolescentes.

Voltando à uma questão sempre levantada, falou-se da inclusão digital. O escopo desse termo tem mudado constantemente. A inclusão digital que sempre tem como base o acesso físico às tecnologias para, tem também hoje em dia a particularidade do acesso a outros tipos de informação e outras maneiras de se interagir com o mundo virtual.

Mas se a inclusão digital for feita, deve ser feito por completo, mostrando-se as possibilidades físicas e virtuais de tecnologia, a Internet e suas ferramentas, o acesso às notícias, à criação e divulgação de conteúdo, entre outras. Além de incentivar ao uso correto e sensato dessas ferramentas. Em breve, quando a dependência dos meios virtuais se tornarem mais explícitos, aí sim torna-se preocupante a atuação das pessoas na sociedade que não possuem contato com a tecnologia. Estar imerso ao mundo virtual, como Internet, está cada vez mais se tornando um passo básico para a estar incluído também na sociedade.

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