sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Questão - Conhecimento: de imediato, agora

De fato, a Internet é um conglomerado de redes que envolve cada vez mais pessoas no mundo inteiro em uma escala gigantesca. Isso ajuda com que páginas de todos os tipos sejam atualizadas e populadas com inúmeras informações todos os dias em tempo muito baixo. Existem sites de notícias que se atualizam de minuto a minuto para fornecer, o mais rápido possível, a informação aos usuários.

O acesso a um grande número de informações disponível às pessoas, com ideias e culturas diferentes, pode influenciar o desenvolvimento moral e social das pessoas. A criação dessa rede beneficia em muito a globalização, mas também cria a interferência de informações entre culturas distintas, mudando assim a forma de pensar das pessoas. Isso pode acarretar tanto uma melhora quanto um declínio dos conceitos da sociedade, tudo dependendo das informações existentes na Internet.

Essa praticidade em disseminar informações na Internet contribui para que as pessoas tenham o acesso a elas, sobre diversos assuntos e diferentes pontos de vista. Mas nem todas as informações encontradas na Internet podem ser verídicas. Nesse consenso, o usuário da Internet deve ter um mínimo de ética, e tentar, sempre que possível, colaborar para o desenvolvimento da mesma. O usuário pode colaborar, tanto publicando informações úteis ou melhorando informações já existentes, quanto preservando a integridade desse conjunto.

Você acha que a disseminação de conteúdos sem ética ou de pouca importância, no ponto de vista cultural, pode influenciar negativamente a sociedade de um país, quando essa acessa essas informações, ou isso não deveria ser levado em conta?

2 comentários:

Luís Eterovick disse...

Do ponto de vista de um estudante, a pergunta parece óbvia... afinal os jovens, imagino eu, são os principais alvos dessa disseminação de conteúdo anti-ético. Mas a questão não é tão simples e opiniões não podem combater a grande quantidade de dinheiro que está por trás disso tudo. Há muitos interessados em influenciar a sociedade, e provavelmente não são aqueles dentro da casa das vítimas.

Muitas vezes como um veneno que entra gota a gota, mudando os valores morais e tornando-os cada vez mais "normais", afinal, os tempos são outros...

Isso deve ser levado em conta sim, mas não acredito que seja possível reverter essa situação. Cada um cuide de sua família e das pessoas com quem se importa, e provavelmente é possível evitar muitos dos males causados por essas falhas na ética humana.

Software Social disse...

Acho que disseminação de conteúdos sem ética ou de pouca importância influencia muito os jovens e adolecentes, já que os mesmos então em processo de formação de personalidade.Como eles são o futura da sociedade, o que acontece com os mesmos hoje , influencia sociedade no futuro.
Ainda mais hoje, época em que os pais estão pouco presentes na vida e consequentemente na formação ética dos mesmos, deixando para terceiros ou de ninguém a construção do carater dos filhos.
Isso não é culpa deles, mas é o que acontece.

Autora: Clarissa D.Rocha