domingo, 26 de outubro de 2008

Análise da Mídia Audiovisual

A mídia audiovisual diz respeito a todo meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais (imagens, fotografias, desenhos, gráficos, esquemas, etc.) e sonoros (música, voz, efeitos sonaros, etc.),em outras palavras, uma mídia audiovisual é toda aquela que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Com base nessa definição tem-se que a linguagem audiovisual é resultante de três tipos de linguagem: a linguagem verbal, a linguagem sonora e a linguagem visual, que em conjunto transmitem uma mensagem específica.

Projetada para ser percebida concomitantemente pelos olhos e pelos ouvidos, a mídia audiovisual possibilita o envolvimento de quem a assiste, onde o espectador não necessita recriar uma realidade imaginada. Este envolvimento se desenvolve em paralelo com a sensorialidade que a mídia audiovisual proporciona. Nesse sentido, o movimento é um elemento essencial da mídia audiovisual. Situado no tempo e sendo visualizável no espaço, o movimento vincula o espaço e o tempo, é devido a ele que a fusão do som com a imagem torna-se perfeita.

A análise e a apreciação da linguagem audiovisual pressupõe que o espectador conheça seus elementos, seus signos e seu processo de constituição. Por isso, deve-se atentar para o fato de que toda informação audiovisual é construída por uma pessoa ou um conjunto de pessoas, e que cada uma delas exprime na mensagem audiovisual a sua maneira de entender o mundo, suas crenças, seus valores e suas convicções.

A mídia audiovisual contagia o público com sua linguagem afetiva, muitas vezes levando a emoções exageradas, o que dificulta a reflexão racional sobre aquilo que se está assistindo. De forma intencional ou não intencional, por meio do audiovisual vemos a realidade pelo olhar de outros, e isso implica no cuidado para se realizar uma análise distanciada e crítica, a fim de que não sejamos conduzidos a idéias e visões de mundo previamente elaboradas e que podem ser tecnicamente construídas para manipular as pessoas.

Camadas

Física: Fita cassete, cd, disco de dvd, blue ray, Microfone, receptor de rádio, Aparelho de tv, controle remoto, Foto, máquina fotográfica convencional, filmadora.

Lógica: Frames do vídeo, slides de computador (Power Point), faixas do cd, Roteiro do filme, Cortes e dinâmica na tomada de um filme, Cores das imagens.

Conceitual: Mostra visualmente o que pode ser conhecido. Permite visões ao vivo da realidade. Envolve de forma mais sensorial o leitor. Exige uma visão crítica da mensagem veiculada, por parte do leitor. Favorece, em menor grau, uma visão global.

Intenção: Permite uma aproximação mais direta das pessoas com o mundo, inserindo-as de forma mais ampla na realidade existente. É a linguagem do mundo de hoje.
Favorece uma visão unilateral, do autor, do produtor, do transmissor.
Leva a um leitor passivo, que se satisfaz com aspectos superficiais da mensagem ( beleza, cores, dinâmica, som ). Leva ao desenvolvimento de uma indústria de entretenimento alheia às necessidades da sociedade

Nenhum comentário: