segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Projeto 2 - Software não mais como dispositivo fixo

Com a chegada da Web 2.0, o software passou a ser não somente um simples dispositivo, antes caracterizado como uma ferramenta que necessitava-se da instalação da mesma no computador, mas um dispositivo disponível não importa onde e quando.

A partir das características da Web 2.0, como participação, descentralização, abertura, controle do usuário, as aplicações passaram a ser feitas para funcionar através de redes, servidores, dispositivos fixos e móveis.

As aplicações se tornaram onipresentes dentro da Internet, de qualquer lugar, através de um dispositivo conectado na Web, é possível utilizar as ferramentas integradas na geração 2.0. O Google Docs, por exemplo, permite a edição de textos, planilhas, tudo através da Internet, sem precisar instalar nada localmente no computador. Ferramentas de apresentação de slides, photo show, entre outras estão disponíveis gratuitamente a partir de qualquer computador conectado na Internet.

É cada vez mais evidente o fato de que a tecnologia de rastreamento por satélite se faz presente e natural no cotidiano das pessoas. Rastreamento de carros e caminhoes, navegação veicular GPS no celular, rastreamento de animais, pessoas, e assim por diante. O avanço da tecnologia tem revolucionado o mercado e a vida das pessoas. Aplicações que eram tradicionalmente oferecidas em plataformas da internet e dedicadas, convergem para serem oferecidas em dispositivos móveis. As empresas chamadas de “fábricas de software”, no intuito de acompanhar essa tendência, tentam criar versões de seus produtos para serem oferecidas em dispositivos móveis. A Paiva Piovesan, empresa que atua no ramo de desenvolvimento de softwares para gestão financeira e de negócios, em seu Prêmio de Inovação 2008, lançou versões de 3 dos seus principais produtos para serem oferecidos em dispositivos como iPhone, palms, etc. Esta convergência, aliada à resposta por parte dos fabricantes de dispositivos móveis e aplicações sem fio, tem feito o mercado crescer a números cada vez mais consistentes e surpreendentes. Segundo pesquisa da empresa norte-americana ABI Research, que estuda o mercado de aplicações sem fio, a previsão é de que em 2012, sejam vendidos mais de 550 milhões de dispositivos móveis.

Contudo, acredita-se que esse mercado seja parelelo ao mercado de aplicações oferecidas em plataformas dedicadas, sem que haja um sobreposição deste pelo primeiro. O perfil do público é que deve definir esta relação. Há o perfil dos que preferem tudo num único dispositivo, que preferem praticidade e agilidade. Mas a outro perfil, o dos que preferem ter um produto somente dedicado para navegação. Além disso, o alto preço dos dispositivos móveis, sobretudo em países em desenvolvimento, como o Brasil, também irá influenciar nesse crescimento. Acredita-se que esta convergência de aplicações para dispositivos móveis cria uma popularização destes dispositivos, reduzindo assim o seu preço e fazendo com que surgem dispositivos com novas funcionalidades e tecnologias.


De fato, a verdade que a essa convergência é assustadoramente forte, e quem não se adaptar, pode perder espaço ou ficar obsoleto, quer sejam usuários, quer sejam os desenvolvedores de aplicações. As aplicações em plataformas dedicas não deixaram de existir e talvez nem percam seu espaço. Mas terão que dividir a atenção e coexistir em harmonia com as aplicações em dispositivos móveis.

2 comentários:

Leonardo Lobo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo Lobo disse...

Acho que postei no lugar errado da primeira vez :)

A utilização de imagens e fotos na web sempre foi uma realidade. Agora, com a web 2.0 isso se torna mais imperativo.

Enriquecer o conteúdo de sites e blogs com fotos, utilizando os efeitos disponibilizados por esta ferramenta, certamente é um recurso interessante.

Os serviços disponibilizados na web 2.0 podem tirar proveito oferecendo, por exemplo, um álbum de fotos cada vez mais rico em recursos e opções.

A exibição de imagens em dispositivos portáteis, continuando o exemplo do álbum, poderia criar um serviço de álbum de fotos acessível em qualquer hora e lugar.